segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Temperamentos (Parte 2...)

Pois é, eu falei que ia escrever de novo sobre isso ? rs Na verdade já tive essa idéia a um bom tempo, mas fui deixando pra depois pra dar tempo de todo mundo ler o primeiro... E acabou que eu deixei demais pra depois, mas vou tentar lembrar de tudo rs.

No post anterior eu comentei um pouco sobre os 4 tipos de temperamentos, cuja teoria foi criada por Hipócrates (460 a 370 a.C.) segundo o livro "Temperamentos Transformados" de Tim LaHaye, da editora mundocristão, e além de descrevê-los rapidamente segundo as minhas conclusões sobre o assunto (muito devido ao livro acima mencionado) também falei sobre os "falsos negativos" por assim dizer, traços de comportamento que fazem com que as pessoas "fujam" do diagnóstico do seu tipo, dependendo do caso nem mesmo as próprias pessoas conseguem se identificar dentro do grupo. (Se eu ouvisse falar sobre isso a alguns anos atrás concerteza me caracterizaria como melancólico em primeiro e até mesmo como fleumático em segundo, mas hoje em dia, com o auxílio da terapia e principalmente da graça Divina venho conseguindo me livrar da minha timidez... Mas ainda há trabalho a ser feito! rs)

Agora, tudo explicado, vamos ao verdadeiro assunto desse post, não pretendo me prolongar muito por aqui porque se não você aí vai parar de ler rs. Fiz uma "pesquisa" aqui no meu msn e perguntei a algumas pessoas que eu conhecia apenas através da internet se elas acreditavam no meu temperamento sanguíneo, bem, eu perguntei a umas 3 ou 4 pessoas e o resultado foi (rufem os tambores) 100% de credibilidade, acho que nem eu esperava um resultado tão positivo (faltam pessoas que me conheçam apenas através da internet pra eu aumentar esse número). Se antes era apenas uma teoria minha, acho que agora está mais do que provado isso, certos traços de comportamento "escondem" o seu verdadeiro temperamento (claro, apenas traços destoantes, mas aí eu já deixo pra outro post). O que nos traz a seguinte pergunta, até que ponto esses traços nos influenciam? Calma, vou explicar melhor, a minha timidez é algo que eu venho trabalhando e removendo da minha vida, se eu fizesse o teste a alguns anos o resultado poderia ser diferente, supondo que eu seja hoje em dia caracterizado como 50% Sanguíneo e 40% melancólico, há pouco tempo atrás eu poderia ser 50% melancólico e 40% Sanguíneo, e quem sabe voltando mais ainda ao passado uns 60/30 melancólico e talvez na minha infância algo em torno desse mesmo número para sanguíneo, o que eu quero dizer é: até que ponto esse falso negativo é falso? Creio eu que nosso temperamento pode sim mudar, talvez não completamente mas acho que há sim uma variação aí, apesar de nunca mudarmos quem nós somos, as "doses" de cada temperamento se alteram com o passar do tempo, seja isso um "engano" gerado pelo traço ou seja esse fator tão predominante que mude o jeito de ser da pessoa. Ficou um pouco complicado, deixo vocês pensando até o próximo post.

sábado, 9 de outubro de 2010

Temperamentos ...

Sim, temperamento meus caros amigos, quinta feira meu professor de administração de recursos humanos fez um teste de temperamentos com a minha turma, me interessei pelo assunto, o teste "dividia" as pessoas em 4 grupos : Sanguíneos, Coléricos, Melancólicos e Fleumáticos. Vou descrever rapidamente cada grupo antes de entrar no ponto principal do post.

Sanguíneos geralmente são pessoas extrovertidas, sinceras nos seus sentimentos, emotivas, tendem a falar muito e a serem indisciplinadas quanto a horários e compromissos. Coléricos são enérgicos, decididos, compromissados, possuem talento pra liderança e são agressivos, impetuosos e até mesmo cruéis. Melancólicos são analíticos, abnegados, fiéis e introvertidos, geralmente talentosos mas desconfiados, mal humorados e inseguros. Fleumáticos são calmos, bem equilibrados e em certo ponto frios,controlados, porém desmotivados, descompromissados e tendem a não se envolver com nada. Bem, tentei resumir um pouco as características dos 4 grupos aqui, me perdoem algum erro, mas não quero me prolongar demais por aqui, acho que vocês conseguiram pegar o ponto central da coisa.

Fizemos o teste e enquanto fazia eu pensava "Nossa, quantos 'm' eu marquei, vai dar melancólico com certeza" e qual não foi minha surpresa ao ver que na verdade em primeiro lugar ficou o tipo sanguíneo, sim, sanguíneo, desconfio que meus colegas ainda não acreditam muito, pelo fato de eu não ser exatamente uma pessoa extrovertida, porém, ao analisar as outras características desse grupo me identifiquei com a maior parte (e melancólico ficou em segundo, explico isso mais a frente). Não, não quero falar apenas de mim aqui, um outro amigo meu também se surpreendeu no seu resultado, o que fez meu interesse por esse assunto aumentar, tendemos a levar as coisas ao pé da letra, todo melancólico é triste, todo colérico é agitado ou todo fleumático é... é... o que mesmo? bem... vocês entenderam rs.

O fato é que eu comecei a refletir sobre isso, pensei que se eu fizesse esse teste alguns anos atrás, concerteza meu resultado seria melancólico, porque a minha timidez camufla alguns aspectos sanguíneos (principalmente a extroversão que nós teimamos em achar que é a "base" do sanguíneo) mas esquecemos que esses nomes são apenas um modo que alguém inventou de rotular um grupo de características pessoais, porque um sanguíneo não poderia ser tímido? Ou um melancólico extrovertido? Sendo que o segundo grupo também conta em grande parte nessas características (eu pessoalmente acho que as pessoas não deviam reparar apenas no seu primeiro tipo, mas nos dois primeiros). Meu professor disse que o temperamento não muda, e pensando um pouco, reservo lugar ao poder transformador de Deus na vida das pessoas (eu sou um exemplo vivo) mas até certo ponto eu concordo, o que ocorre é que certas características podem ser ofuscadas ou escondidas por certos fatores, mas o temperamento da pessoa é aquele, as vezes não conseguimos ver muito bem, mas se pararmos pra analizar vamos perceber ele ali naquela pessoa, e, acima de tudo, cada pessoa tem o seu jeito e a sua particularidade, ninguém é igual, Deus criou cada um de um jeito e tem um chamado pra cada um (1Co 12, mais especificamente versículo 11 explica isso se alguém tiver curiosidade), por mais que o homem rotule e tente restringir e classificar, ainda assim não conseguiria estar completamente certo ou prever algo com 100% de certeza, pois Deus é quem sabe de todas as coisas.

Bem amigos, espero que não tenha ficado tão confuso e esteja até mesmo um pouquinho agradável de se ler rsrs Deixo aqui um link para um teste de temperamentos da internet, se eu conseguir achar um mais simples substituo o link, abraços, fui.
-
http://www.igrejaboasnovas.com.br/curiosidade7.htm
-
A sim, talvez eu volte a escrever sobre o assunto ^^

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Foto: Chuva ...

Já que o texto que eu ia postar hoje foi fail, deixo aqui uma foto pra vocês, sobre o que eu falei da chuva rsrs Espero que daqui a uns dias possa tirar fotos mais legais ainda.


-

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Chuva ...

Sim, está chovendo lá fora... Sim, eu gosto de chuva, o cheiro de terra molhada, as gotas caindo, o tempo nublado, o céu nunca fica tão branco assim a não ser quando chove, ou ele fica amarelo com o sol, azul as vezes e até mesmo cinza quando tem MUITA chuva por vir... Eu particularmente admiro a beleza de cada um desses cenários, mas eu me dei conta de que com a correria do dia a dia passamos a deixar de perceber essas coisas. A pressa imposta pelo trabalho, faculdade e compromissos inadiáveis não nos deixa olhar mais pela janela sem ver o branco dos céus, simplesmente vemos as nuvens que vão nos fazer chegar atrasados e na água que vai nos deixar totalmente ensopados,mas... Se pararmos um pouco e olharmos isso é tudo muito bonito.

Sabe, eu tenho um sonho, acabei de colocar ele na minha, er... lista de sonhos, ou quadro de metas,como queira. Eu quero um dia desses sair por aí num dia de chuva, com meu celular (até lá espero ter uma câmera fotográfica um pouquinho melhor) e sem guarda chuva, tirando fotos das paisagens fantásticas que esse tempo chuvoso traz, é simplesmente fantástico as gotas de chuva caindo,as árvores e até mesmo a rua molhada, tudo muda num dia de chuva... E, sinceramente, nesse dia espero estar acompanhado, aí sim, seria o quadro perfeito, além de poder mostrar o mundo do meu ponto de vista às pessoas, mostrá-las a beleza que elas podem contemplar se pararem de ser adultas durante 5 minutos e verem, e do meu ponto de vista, por traz das lentes da câmera eu vou saber que eu vou estar muito feliz, essa beleza é impressionante, um verdadeiro presente de Deus e que basta que paremos durante 5 minutos para contemplar.

Pra quem não sabe eu adoro tirar fotos, de preferência paisagens urbanas, gosto de poder congelar aquela cena e poder ver e mostrar a outras pessoas. Eu mesmo não gosto de tirar fotos em eventos e etc. Não ligo mesmo, mas acho muito interessante as paisagens, quem sabe as fotos de eventos não sejam mais legais misturadas com as paisagens, um dia eu ainda testo isso... Bem, a chuva passou =/ Melhor voltar a ser adulto de novo ou vou me atrasar demais, abraço amigos, reflitam um pouco sobre isso =D Até a próxima, fui.