Pois é, eu falei que ia escrever de novo sobre isso né? rs Na verdade já tive essa idéia a um bom tempo, mas fui deixando pra depois pra dar tempo de todo mundo ler o primeiro... E acabou que eu deixei demais pra depois, mas vou tentar lembrar de tudo rs.
No post anterior eu comentei um pouco sobre os 4 tipos de temperamentos, cuja teoria foi criada por Hipócrates (460 a 370 a.C.) segundo o livro "Temperamentos Transformados" de Tim LaHaye, da editora mundocristão, e além de descrevê-los rapidamente segundo as minhas conclusões sobre o assunto (muito devido ao livro acima mencionado) também falei sobre os "falsos negativos" por assim dizer, traços de comportamento que fazem com que as pessoas "fujam" do diagnóstico do seu tipo, dependendo do caso nem mesmo as próprias pessoas conseguem se identificar dentro do grupo. (Se eu ouvisse falar sobre isso a alguns anos atrás concerteza me caracterizaria como melancólico em primeiro e até mesmo como fleumático em segundo, mas hoje em dia, com o auxílio da terapia e principalmente da graça Divina venho conseguindo me livrar da minha timidez... Mas ainda há trabalho a ser feito! rs)
Agora, tudo explicado, vamos ao verdadeiro assunto desse post, não pretendo me prolongar muito por aqui porque se não você aí vai parar de ler rs. Fiz uma "pesquisa" aqui no meu msn e perguntei a algumas pessoas que eu conhecia apenas através da internet se elas acreditavam no meu temperamento sanguíneo, bem, eu perguntei a umas 3 ou 4 pessoas e o resultado foi (rufem os tambores) 100% de credibilidade, acho que nem eu esperava um resultado tão positivo (faltam pessoas que me conheçam apenas através da internet pra eu aumentar esse número). Se antes era apenas uma teoria minha, acho que agora está mais do que provado isso, certos traços de comportamento "escondem" o seu verdadeiro temperamento (claro, apenas traços destoantes, mas aí eu já deixo pra outro post). O que nos traz a seguinte pergunta, até que ponto esses traços nos influenciam? Calma, vou explicar melhor, a minha timidez é algo que eu venho trabalhando e removendo da minha vida, se eu fizesse o teste a alguns anos o resultado poderia ser diferente, supondo que eu seja hoje em dia caracterizado como 50% Sanguíneo e 40% melancólico, há pouco tempo atrás eu poderia ser 50% melancólico e 40% Sanguíneo, e quem sabe voltando mais ainda ao passado uns 60/30 melancólico e talvez na minha infância algo em torno desse mesmo número para sanguíneo, o que eu quero dizer é: até que ponto esse falso negativo é falso? Creio eu que nosso temperamento pode sim mudar, talvez não completamente mas acho que há sim uma variação aí, apesar de nunca mudarmos quem nós somos, as "doses" de cada temperamento se alteram com o passar do tempo, seja isso um "engano" gerado pelo traço ou seja esse fator tão predominante que mude o jeito de ser da pessoa. Ficou um pouco complicado, deixo vocês pensando até o próximo post.