sábado, 9 de outubro de 2010

Temperamentos ...

Sim, temperamento meus caros amigos, quinta feira meu professor de administração de recursos humanos fez um teste de temperamentos com a minha turma, me interessei pelo assunto, o teste "dividia" as pessoas em 4 grupos : Sanguíneos, Coléricos, Melancólicos e Fleumáticos. Vou descrever rapidamente cada grupo antes de entrar no ponto principal do post.

Sanguíneos geralmente são pessoas extrovertidas, sinceras nos seus sentimentos, emotivas, tendem a falar muito e a serem indisciplinadas quanto a horários e compromissos. Coléricos são enérgicos, decididos, compromissados, possuem talento pra liderança e são agressivos, impetuosos e até mesmo cruéis. Melancólicos são analíticos, abnegados, fiéis e introvertidos, geralmente talentosos mas desconfiados, mal humorados e inseguros. Fleumáticos são calmos, bem equilibrados e em certo ponto frios,controlados, porém desmotivados, descompromissados e tendem a não se envolver com nada. Bem, tentei resumir um pouco as características dos 4 grupos aqui, me perdoem algum erro, mas não quero me prolongar demais por aqui, acho que vocês conseguiram pegar o ponto central da coisa.

Fizemos o teste e enquanto fazia eu pensava "Nossa, quantos 'm' eu marquei, vai dar melancólico com certeza" e qual não foi minha surpresa ao ver que na verdade em primeiro lugar ficou o tipo sanguíneo, sim, sanguíneo, desconfio que meus colegas ainda não acreditam muito, pelo fato de eu não ser exatamente uma pessoa extrovertida, porém, ao analisar as outras características desse grupo me identifiquei com a maior parte (e melancólico ficou em segundo, explico isso mais a frente). Não, não quero falar apenas de mim aqui, um outro amigo meu também se surpreendeu no seu resultado, o que fez meu interesse por esse assunto aumentar, tendemos a levar as coisas ao pé da letra, todo melancólico é triste, todo colérico é agitado ou todo fleumático é... é... o que mesmo? bem... vocês entenderam rs.

O fato é que eu comecei a refletir sobre isso, pensei que se eu fizesse esse teste alguns anos atrás, concerteza meu resultado seria melancólico, porque a minha timidez camufla alguns aspectos sanguíneos (principalmente a extroversão que nós teimamos em achar que é a "base" do sanguíneo) mas esquecemos que esses nomes são apenas um modo que alguém inventou de rotular um grupo de características pessoais, porque um sanguíneo não poderia ser tímido? Ou um melancólico extrovertido? Sendo que o segundo grupo também conta em grande parte nessas características (eu pessoalmente acho que as pessoas não deviam reparar apenas no seu primeiro tipo, mas nos dois primeiros). Meu professor disse que o temperamento não muda, e pensando um pouco, reservo lugar ao poder transformador de Deus na vida das pessoas (eu sou um exemplo vivo) mas até certo ponto eu concordo, o que ocorre é que certas características podem ser ofuscadas ou escondidas por certos fatores, mas o temperamento da pessoa é aquele, as vezes não conseguimos ver muito bem, mas se pararmos pra analizar vamos perceber ele ali naquela pessoa, e, acima de tudo, cada pessoa tem o seu jeito e a sua particularidade, ninguém é igual, Deus criou cada um de um jeito e tem um chamado pra cada um (1Co 12, mais especificamente versículo 11 explica isso se alguém tiver curiosidade), por mais que o homem rotule e tente restringir e classificar, ainda assim não conseguiria estar completamente certo ou prever algo com 100% de certeza, pois Deus é quem sabe de todas as coisas.

Bem amigos, espero que não tenha ficado tão confuso e esteja até mesmo um pouquinho agradável de se ler rsrs Deixo aqui um link para um teste de temperamentos da internet, se eu conseguir achar um mais simples substituo o link, abraços, fui.
-
http://www.igrejaboasnovas.com.br/curiosidade7.htm
-
A sim, talvez eu volte a escrever sobre o assunto ^^

2 comentários:

  1. É, eu não fiz o teste... Mas creio ser fleumático, pois ele é do tipo de pessoa que, segundo a descriação, acaba não se motivando e nem se comprometendo com nada, vive uma vida "em cima do muro", equilibrado, calmamente...
    Sei que sou meio explosivo, mas é como você escreveu, isso é um característica que não está na lista que acaba ocultando as outras... Post legal véio! Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. É Thales, muito tempo que não falo ctgo, mas acho que fleumático deve ser seu tipo mesmo rs. Esse teste que eu coloquei aqui é muito extenso, o prof. finalmente me mandou o teste que eu fiz em sala, esse só tem 36 perguntas de sim ou não e a descrição dos 4 tipos, se você quiser depois me manda seu e-mail que eu encaminho pra vc(isso se eu não conseguir colocar ele aqui no blog rs).

    ResponderExcluir